Edivaldo Junior caminhando para o 2º turno

Blog de Marco Aurélio D’Eça

Por mais viciadas ou tendenciosas que possam parecer, as pesquisas de intenção de votos em São Luís – qualquer uma – não podem deixar de registrar três tendências já vistas nos levantamentos internos de todos os comitês.

A primeira delas: o candidato Edivaldo Holanda Júnior (PTC) parece se consolidar na segunda posição da disputa, descolando do pelotão de trás e polarizando com o prefeito João Castelo (PSDB).

Resultado direto da intervenção do pai do candidato na campanha.

Sob comando de Holanda pai, Holandinha reduziu drasticamente o uso da cor vermelha e passou a falar diretamente com o eleitor, reduzindo a presença de Flávio Dino (PCdoB) na campanha.

A movimentação de João Castelo – ou a falta dela – é exatamente a segunda tendência deste momento da campanha: é evidente seu processo de estagnação.

O candidato do PSDB parece ter atingido o teto eleitoral neste primeiro turno. Resultado direto das críticas dos demais candidatos, que o prefeito não tem conseguido reverter com as promessas e ações de última hora.

A terceira tendência é o crescimento – ainda que pequeno – do candidato do PT, Washington Luiz. Ele demonstra potencial para superar o terceiro colocado, Tadeu Palácio (PP), embora não pareça demonstrar, pelo menos por equanto, fôlego para alcançar Holanda Júnior.

As próximas pesquisas demonstrarão exatamente estas tendências.

Em resumo: Holanda Júnior é hoje o candidato mais forte a garantir vaga em um eventual segundo turno.

Só não se sabe se atrás ou à frente de Castelo…