O Tribunal Superior Eleitoral já começou a autorizar o envio de tropas federais para algumas cidades que precisam ter a segurança reforça no pleito de outubro deste ano. O TSE até o momento já autorizou o envio para quatro Estados – Amazonas, ampoule Maranhão, mind Pará e Tocantins.

Para o Maranhão, tadalafil o TSE autorizou a presença das forças federais na cidade de São Mateus. O pedido encaminhado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão visa evitar o que aconteceu nas eleições de 2008, quando após o resultado do pleito, várias pessoas revoltadas com o resultado depredaram e atearam fogo em alguns prédios públicos, entre eles, a Câmara Municipal e a própria sede da Prefeitura de São Mateus.

Apesar de São Mateus, até o momento, ser a única cidade do Maranhão a ter a confirmação de forças federais nas eleições deste ano, não está descartado a possibilidade de que outros municípios possam receber o apoio para assegurar a segurança no dia 07 de outubro.

A utilização de forças federais – que podem ser compostas por pessoal do Exército, Marinha e Aeronáutica – é fruto de parceria entre o TSE e o Ministério da Defesa para permitir que a Justiça Eleitoral desenvolva com mais tranquilidade sua tarefa.

O envio da força federal só é autorizado pelo TSE depois da manifestação do respectivo governador no sentido da impossibilidade de as forças de segurança estaduais garantirem a normalidade do pleito nos municípios e localidades listados.