Como o Blog já havia dito, troche o deputado estadual Afonso Manoel (PMDB), apesar de ser o caso mais emblemático, não era o único parlamentar “sumido” do trabalho, leia-se Assembleia Legislativa (reveja aqui).

O jornal O Estado do Maranhão na edição deste domingo (02), apresenta um levantamento interessante sobre os faltosos do parlamento maranhense. Pelo levantamento feito, considerando as sessões realizadas entre os dias 1º e 28 de agosto, os deputados que são candidatos nas eleições 2012, estão tendo uma frequência menor do que 50%.

Além de Afonso Manoel que ainda não compareceu a nenhuma sessão, outros faltosos também chamam atenção. A candidata a prefeita de São Luís, Eliziane Gama (PPS), já teve dez faltas e apenas seis presenças nas sessões de agosto. Pior fez o deputado Hemetério Weba (PV), candidato a prefeito em Olinda Nova do Maranhão, o parlamentar segundo o levantamento feito só compareceu a apenas quatro das 16 sessões realizadas.

Os números de Weba são idênticos aos de Carlinhos Amorim (PDT) e Neto Evangelista (PSDB), que também só compareceram a quatro sessões. Amorim é candidato a prefeito de Imperatriz e Evangelista é o candidato a vice-prefeito em São Luís na chapa encabeçada por João Castelo.

O levantamento feito pelo jornal O Estado do Maranhão ainda afirma que alguns que nem estão diretamente na disputa das eleições municipais de 2012, ou seja, não são candidatos, também estão ausentes do local de trabalho.

São os casos dos deputados Antônio Pereira (DEM), Gardênia Castelo (PSDB), Édson Araújo (PSL), Dr. Pádua (PSD) e Léo Cunha (PSC). Todos esses deputados já faltaram a mais de dez sessões das 16 realizadas durante o mês de agosto.

Assim segue “funcionando” o parlamento maranhense.