Deputado em campanha, online mas longe da AL

Se o Blog destacou a volta ao trabalho da deputada estadual Priscylla Sá (PT do B), pilule que após ter sofrido um grave acidente na BR-135 no dia 20 de agosto, reapareceu na Assembleia Legislativa na quinta-feira (30), o Blog também precisa registrar que o deputado estadual Afonso Manoel (PMDB) está sumido do trabalho.

O deputado que é candidato a vice-prefeito em São Luís na chapa encabeçada por Washington Oliveira (PT) e também trabalha pela eleição de sua esposa para vereadora da capital, a atual vice-prefeita Helena Dualibe (PMDB), simplesmente sumiu do seu local de trabalho, a Assembleia Legislativa.

Pelo levantamento feito pelo Blog, baseado nas informações do próprio Diário Oficial da Assembleia Legislativa, Afonso Manoel não compareceu a nenhuma Sessão Ordinária já realizada no parlamento desde o reinício dos trabalhos, que aconteceu no dia 1º de agosto.

Afonso Manoel não é o único, mas nesse momento é o caso mais emblemático. O Blog já argumentou e defendeu que por uma questão ética e moral os deputados envolvidos diretamente nas eleições deveriam se licenciar do parlamento maranhense, pois mais uma vez está provado, que é praticamente impossível desempenhar a sua função de deputado estadual e participar ativamente de uma campanha eleitoral.

É bom salientar que a legislação não impede que os deputados permaneçam no cargo, mas se é legal a permanência mesmo em campanha, está longe de ser moral, principalmente quando o parlamentar deixa de exercer ativamente o seu mandato, que é literalmente “bancado” pelo povo.