Serra: situação complicada

O eterno “presidenciável” e candidato novamente a prefeitura de São Paulo, there José Serra (PSDB) está em situação desesperadora na disputa das eleições 2012.

O tucano inicialmente viu o crescimento assustador do jornalista e deputado federal Celso Russomano (PRB), que não só o ultrapassou, como já começa a abrir vantagem diante de José Serra e consolidar seu nome para o 2º turno das eleições da capital paulista.

Para aumentar o desespero de José Serra, além de Russomano, o tucano agora já começa a ter a segunda colocação nas eleições ameaçada pelo candidato petista, o ex-ministro da Educação Fernando Haddad.

Segundo a pesquisa Datafolha, divulgada na quarta-feira (29), encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de São Paulo, Russomano manteve o patamar da pesquisa anterior, já Serra caiu bastante e Haddad cresceu e já encosta no tucano.

Em relação à pesquisa anterior, Celso Russomanno manteve 31% das intenções de voto, José Serra (PSDB) foi de 27% para 22%, caindo cinco pontos e Fernando Haddad (PT), de 8% para 14%, subindo seis pontos.

José Serra já chegou a atingir em outra pesquisa Datafolha 30% contra apenas 7% de Fernando Haddad. A queda de um e o crescimento do outro podem fazer com que seja o petista o adversário de Russomano no 2º turno. Outro fator que preocupa o tucano é o alto índice de rejeição, pois nesse quesito Serra aparece disparado em primeiro lugar com 43% dos entrevistados afirmando que não votam de maneira nenhuma no candidato do PSDB.

Uma derrota ainda no primeiro turno seria a pá de cal na carreira política de José Serra, que um dia sonhou presidir o Brasil e agora pode sofrer uma derrota acachapante no seu principal reduto eleitoral.

A pesquisa foi realizada entre os dias 28 e 29 de agosto. Foram entrevistadas 1069 pessoas na cidade de São Paulo. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), sob o número SP-00582/2012.