Pereirinha ao lado de João Castelo

Leio no Blog do jornalista Clodoaldo Correa do Imparcial, sick que o atual, for sale mas parece eterno, presidente da Câmara de Vereadores de São Luís, Isaías Pereirinha (PSL), deu chilique pelas “críticas” feitas pelo candidato do PT a prefeitura de São Luís, Washington Oliveira, na Rádio Mirante AM.

Pereirinha teria ficado indignado pelo fato do petista ter afirmado que a Câmara de Vereadores seria submissa a gestão do prefeito João Castelo (PSDB). O curioso é que a “revolta” do presidente do legislativo municipal foi apenas contra Washington Oliveira, mas praticamente todos os candidatos a prefeito de São Luís demonstram ter o mesmo pensamento e externaram isso.

O Blog fará questão de, mais uma vez, dar publicidade ao que disseram pelo menos três dos cinco candidatos a prefeitura de São Luís, que já foram entrevistados.

“Nosso relacionamento será republicano, iremos valorizar o papel do vereador. Atualmente eu não gosto da relação existente entre os vereadores e o prefeito de São Luís, pois essa dependência que existe não é benéfica para a nossa cidade. A relação precisa ser de independência”. (Washington Oliveira)

“Queremos mudar a realidade da Câmara Municipal, pois ela deixou de realizar o seu principal objetivo que é o de fiscalizar as ações do executivo. Pelo que sei os vereadores de São Luís sequer foleiam as prestações de contas do prefeito João Castelo. A falta de transparência é que causa a dependência da Câmara Municipal com o executivo e o pior, é que alguns chamam isso de governabilidade”. (Edinaldo Neves)

“Sou uma crítica da atual postura adotada pela maioria dos vereadores, mas ali tem algumas boas exceções, cito a vereadora Rose Sales do PC do B”. (Eliziane Gama)

Infelizmente, esse não parece ser um pensamento isolado dos candidatos, a própria população também pensa assim e isso é demonstrado claramente quando se manifesta nas emissoras de rádio sobre o poder legislativo municipal de São Luís.

No entanto, Pereirinha pode ficar tranquilo, pois só faltam três candidatos a serem entrevistados – Tadeu Palácio, Marcos Silva e João Castelo – e pelo menos um deles, o prefeito que tenta a reeleição, para a alegria do presidente da Câmara Municipal, deve rasgar elogios a postura da Câmara Municipal.

Por que será?