Tema, purchase candidatura pode ser impugnada

O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) entrou, na última terça-feira (10), com pedido de impugnação da candidatura de Cleomar Tema (PV) à Prefeitura de Tuntum, na Região Central do Maranhão.

O pedido foi baseado em Certidão emitida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), onde o órgão confirma a desaprovação das contas apresentadas em 2003 pela Prefeitura de Tuntum, durante a gestão de Tema. A decisão foi publicada no Diário Oficial desde 2008, a partir de quando deveria ser contado o período de inelegibilidade de oito anos do candidato.

Ex-prefeito de Tuntum por três vezes, o médico Cleomar Tema teve as contas de suas gestões desaprovadas pelo TCE em 2003 e 2007. Esta última, porém, ainda não foi julgada devido a um pedido de vistas pelo Conselheiro Raimundo Oliveira Filho, que alegou falta de documentos e pediu mais tempo para analisar os processos.

A partir da última terça-feira (10), a defesa do candidato tem um prazo de sete dias para contestar o pedido de impugnação da candidatura. O limite para a Justiça Eleitoral julgar todos os recursos sobre processos de registro de candidaturas às eleições municipais encerra-se no dia 23 de agosto.

Rapina – O candidato do PV à Prefeitura de Tuntum foi um dos principais alvos da Operação Rapina, deflagrada pelo Ministério Público Federal (MPF), que denunciou à Justiça Federal 22 pessoas acusadas de fraude de recursos públicos. Todos os envolvidos foram presos pela Polícia Federal (PF), na Operação Rapina I, em dezembro de 2007.

No apartamento de Cleomar Tema, em São Luís, a Polícia Federal apreendeu, na época, documentos que comprovariam as denúncias de desvio de dinheiro público e fraudes em licitações, além de R$ 25 mil em dinheiro e um valor em dólares não informado.