Alexandre Almeida e Aluisio Mendes

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (30), ampoule na Secretaria de Segurança Pública, ailment o deputado Alexandre Almeida (PSD) obteve do Secretário Aluisio Mendes a certeza de instalação de uma Unidade de Segurança Comunitária (USC) em Timon, seek até o final deste ano. Participaram também da reunião, o Secretário Adjunto, Laércio Costa, e o comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Franklin Pachêco Silva.

Segundo Mendes, a USC é um modelo aprimorado das conhecidas Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), instaladas no Rio de Janeiro, como medida de combate à criminalidade nos morros cariocas. “Na verdade, as Unidades de Segurança Comunitária planejadas aqui no Maranhão, são um aprimoramento das UPPs cariocas, tanto que o nosso modelo já está sendo requisitado por outros estados”, disse o Secretário.

Ainda segundo Aluisio Mendes, o governo do estado deverá implantar, até o final do ano, quatro USC, sendo três na capital, e uma no município de Timon. As Unidades terão equipamentos modernos que permitem o monitoramento 24 horas das áreas em que as unidades serão instaladas. Além disso, devem contar com equipe de policiamento próprio, viaturas e todo o aparato de segurança necessário para qualidade dos serviços que serão desenvolvidos por cada Unidade. “Podemos afirmar que as Unidades de Segurança Comunitária são o que há de mais moderno e eficaz no combate à criminalidade, mas com um diferencial importantíssimo, que é o de buscar a aproximação da polícia com a comunidade”, ressaltou.

O Secretário de Segurança Pública frisou que com a implantação das USCs, o governo do estado pretende alcançar, ou até mesmo ultrapassar, os índices de redução de criminalidade atingidos pelo Rio de Janeiro após a instalação das UPPs, que foi de 70%.

O deputado Alexandre Almeida considerou a escolha de Timon para sediar a primeira Unidade de Segurança Comunitária do interior do estado um avanço significativo para o município. “A USC de Timon será instalada no bairro Cidade Nova, que é um bairro muito populoso, e como tal, sofre com os problemas gerados pelo avanço da criminalidade, aliado ao aumento do tráfico e consumo de drogas, assim esse modelo inovador de segurança pública, com certeza, vai propiciar que os moradores dessa localidade tenham mais tranqüilidade”, destacou o parlamentar.

Alexandre Almeida informou ainda que já manteve contatos com a prefeita de Timon, para que possa ser feita a doação da área para a instalação da USC. “Não temos dúvidas de que a prefeitura irá viabilizar o quanto antes o terreno para implantação dessa Unidade de Segurança, que beneficiará toda a população timonense”, enfatizou o deputado.