Rosane Guerra na SECTEC

Dando continuidade as modificações no seu governo, sales a governadora Roseana Sarney (PMDB) já escolheu a nova secretária de Ciência e Tecnologia do Maranhão, será a diretora-presidente da FAPEMA, Rosane Guerra. A informação foi dada com exclusividade no Blog do jornalista Marco D’Eça.

O primeiro grande desafio de Rosane Guerra à frente da secretaria de Ciência e Tecnologia será comandar juntamente com o reitor Natalino Salgado da UFMA, a realização da 64º SPBC que voltará a acontecer no Maranhão, no período de 22 a 27 de julho deste ano.

A nova titular da pasta assume a vaga de Olga Simão que irá comandar a secretaria de Cultura do Maranhão. Com a ida de Rosane Guerra para a secretaria de Ciência e Tecnologia falta a definição do nome do novo secretário de Educação, já que João Bernardo Bringel deverá ficar exclusivamente na secretaria de Orçamento e Planejamento.

Educação – O reitor Natalino Salgado, em contato com o Blog, desmentiu a possibilidade de deixar a Universidade Federal do Maranhão para assumir a secretaria de Educação. Natalino fez questão de salientar que terminará o seu mandato à frente da UFMA.

A governadora Roseana Sarney deverá concluir a sua reforma administrativa ainda essa semana. Existe a possibilidade de junção das secretarias de Infraestrtura com a de Cidades, comandadas respectivamente pelos deputados Max Barros (estadual) e Pedro Fernandes (federal).

Se de fato isso ocorrer, a tendência é que Barros possa retornar a Assembleia Legislativa, onde tentará viabilizar sua candidatura a presidência do parlamento, e Pedro Fernandes seria o titular da “super” secretaria. Ainda àqueles que acreditam na possibilidade de Max Barros assumir a nova “super” pasta e Pedro Fernandes ser deslocado para a Educação, mas essas definições e outras, como a criação da secretaria da Pesca, deve ser concluídas ainda na primeira quinzena de maio.