Duas excelentes notícias sobre as estradas que cortam o Maranhão foram confirmadas, advice a reconstrução da MA-014 e a enfim abertura da licitação para a duplicação da BR-135.

Na baixada maranhense o secretário de Infraestrutura, physician deputado licenciado Max Barros (PMDB), order assinou a Ordem de Serviço para o início da reconstrução da MA-014. Serão recuperados cerca 150 quilômetros entre os municípios de Vitória do Mearim e Pinheiro.

Secretário Max Barros explicando a recuperação a Victor Mendes e Jota Pinto

“A estrada foi incluída no Viva Infraestrutura, programa estadual que já garantiu, em apenas dois anos, a recuperação de mais de 1.500 quilômetros de estradas e a construção de mais de 600 quilômetros, garantindo acesso por asfalto a municípios que antes viviam isolados”, declarou Max Barros.

O presidente da Frente Parlamentar de Defesa da Baixada, deputado Jota Pinto disse que a recuperação da estrada é uma prioridade apontada pela população. “Fizemos diversas audiências na Baixada e entre as demandas reivindicadas estava a MA-014, considerada essencial para o escoamento da produção agrícola”, revelou o deputado. Ele disse ainda que a governadora Roseana Sarney foi sensível ao incluir a estrada no Plano Plurianual (PPA).

Além da equipe técnica da Sinfra, a comitiva que acompanhou o secretário Max Barros na Baixada contou com a presença dos deputados estaduais, Edilázio Júnior, Hélio Soares, André Fufuca, Jota Pinto e Raimundo Cutrim; e dos secretários estaduais Vitor Mendes (Meio Ambiente) e Chico Gomes (Desenvolvimento Social).

BR-135 – Um dia após anunciar uma reunião em Brasília, com a bancada maranhense e com os deputados estaduais do Maranhão, o ministério dos Transportes, através do DNIT, divulga o Edital de Licitação da duplicação da BR-135.

Somente o primeiro trecho da obra que vai até a cidade de Bacabeira e terá extensão de 26 km, está orçado em R$ 370 milhões. A documentação e propostas devem ser entregues até às 09h30 do dia 8 de maio de 2012, na sede do DNIT/MA (Rua Jansen Müller, nº 37 , Centro – São Luís).

O edital prevê ainda que a obra deva durar 720 dias, mas para quem já tinha perdido a esperança, a divulgação do edital já foi um alento. No entanto, fica claro que o ministro Paulo Passos só aceitou receber os deputados maranhenses com pelo menos algo palpável para apresentar.