Durante a semana chegou a ser especulado uma possível mudança no comando da secretaria de Administração Penitenciária, click atualmente gerenciada por Sérgio Tamer (PR).

A pasta recém-criada é uma das que vai conseguindo mostrar resultados, apesar do pouco tempo e ainda das poucas condições dadas para Tamer conduzir o processo de transformação.

Digo transformação, pois desde a criação da secretaria no governo Roseana Sarney, o “problema” sistema carcerário começou a ser encarado de frente e com verdadeiramente a intenção de amenizar uma situação que atinge o país inteiro.

O secretário Sérgio Tamer (foto) tem trabalhado no sentido de minimizar a superlotação que ainda existe no sistema carcerário do Maranhão. O Governo Estado por meio da secretaria de Administração Penitenciária está realizando obras de reformas e ampliação de unidades prisionais para a criação de mil vagas, sendo que 400 novas vagas vão ser inauguradas já no mês de abril, nos municípios de Santa Inês, Divinópolis, Rosário e, Bacabal.

Além disso, serão criadas em parceria com o Governo Federal, mais 522 vagas com a construção de duas cadeias públicas em Santa Inês e em Pinheiro.

A secretaria na gestão Tamer também tem demonstrado uma preocupação com as pessoas que estão ali cumprindo suas penas por delitos cometidos aqui fora. Entre esses avanços estão: assistência jurídica aos detentos, plano nacional de saúde, realização de eventos sociais entre os detentos (Miss Crisma), cursos de qualificação profissional para a ressocialização, realização de ano letivo para os presos, entre outros.

A SEJAP, garantiu ao Maranhão ser o terceiro Estado a implantar uma Central de Integração de Informações Prisionais (CIIP). Os dois primeiros foram São Paulo e Ceará, respectivamente.

Os avanços estão acontecendo e são visíveis, mas solucionar um problema que ninguém quis resolver ou sequer se preocupou durante décadas, nesse curto período, nem Sérgio Tamer nem ninguém conseguiria, mas mudar o comando agora é dar dois passos para trás e recomeçar, deixando de lado tudo que já foi feito até agora e o que está em fase de conclusão. O Editorial do Jornal Pequeno de quinta-feira (29), também fez questão de destacar o trabalho  realizado por Tamer na SEJAP.

Ainda na quinta-feira, os dois deputados estaduias do PR, Jota Pinto e Raimundo Louro, estiveram na secretaria para demonstrar apoio ao trabalho que vai sendo desenvolvido por Tamer na pasta.

É preciso que se tenha a compreensão que o problema da superlotação do sistema carcerário não é de exclusividade da secretaria de Administração Penitenciária e não dependerá unicamente dela para ser resolvido.