O jornalista Roberto Fernandes, durante essa semana, no Ponto Final da Rádio Mirante AM, fez uma série de entrevistas com os pré-candidatos a prefeito de São Luís do grupo chamado de Oposição.

O grupo contém cinco partidos – PPS, PP, PTC, PSB e PCdoB – e mesmo tendo membros de alto escalão na gestão municipal, prega a Oposição ao governo Roseana Sarney (PMDB) e ao governo João Castelo (PSDB).

Cada um desses partidos tem um pré-candidato, com exceção do PCdoB, já que o presidente da EMBRATUR, Flávio Dino, não será realmente candidato, e aí é que inicia o problema, pois Dino é o único nome capaz de unir todos os demais em torno de uma única candidatura.

Roberto Fernandes ouviu três dos quatro pré-candidatos – Roberto Rocha (PSB), Tadeu Palácio (PP) e Eliziane Gama (PPS) – só não ouviu o deputado federal Edivaldo Holanda Júnior (PTC) que escolheu o silêncio como estratégia.

Todos os ouvidos foram unânimes em afirmar que o ideal é um único nome desse grupo para disputar a eleição de São Luís.

Isso é óbvio e na teoria é perfeito, mas na prática não vai funcionar.

Afinal quem vai abrir mão de sua pré-candidatura?

Seria Tadeu Palácio, que deixou o grupo da governadora Roseana Sarney e a secretaria de Turismo do Maranhão por não ter sido o escolhido do PMDB para ser pré-candidato? Se Palácio abriu mão de uma secretaria para ser candidato, agora abrirá mão dessa mesma candidatura em prol de unidade de um grupo que ele acabou de conhecer?

Seria Roberto Rocha, que saiu do PSDB e foi para o PSB com a garantia de uma candidatura e com a necessidade de colocar seu nome novamente no jogo político e sair do ostracismo que se encontra?

Seria Eliziane Gama, que trava uma briga interna no seu partido que está cheio de penduricalhos na gestão Castelo? A deputada abriria mão de manter seu nome em foco na capital maranhense, depois de ter sido a deputada estadual mais votada em São Luís?

Seria Edivaldo Junior, que tem a preferência de Flávio Dino e até agora não disse nada e da mesma forma que Eliziane quer manter seu nome em foco na capital maranhense, depois de ter sido o deputado federal mais votada em São Luís?

Sendo assim, o Blog reitera o seu pensamento, unidade de todo esse grupo, somente em torno de Flávio Dino, como Dino não será candidato, união apenas num eventual segundo turno.

Mas reconheço, o discurso na teoria foi bom, mas na prática…