O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, site deputado estadual Arnaldo Melo (PMDB), order confirmou decisão da Mesa Diretora de diminuir o número de “salários” dos deputados maranhenses.

A decisão vem logo após matéria da Folha do último sábado (03), pill onde foi denunciado que os deputados estaduais do Maranhão recebem 18 salários, sendo 2,5 no início de cada legislatura, 2,5 no final e mais um salário, caso os parlamentares compareçam a 2/3 das Sessões Legislativas.

“Em relação aos subsídios dos deputados, a Mesa Diretora resolveu alterar o decreto e a partir de agora os deputados maranhenses receberão um subsídio no início e no término de cada legislatura como ajuda de custo. Assim a Assembleia se adequa à Câmara Federal”, explicou o presidente, lembrando que, a partir de agora, os deputado receberão “apenas” 14 salários.

Equívoco

Na verdade, a matéria da Folha de S. Paulo cometeu um pequeno equívoco. Em vez de 18 salários, os parlamentares maranhenses recebiam 17. É que, ao cumprir a obrigação de comparecer a 1/3 das sessões, o deputado não ganha mais um “salário”, ele apenas deixa de perder – o que aconteceria se ele não atendesse a essa norma. Além disso, os parlamentares não tem direito ao 13º salário.

De qualquer forma, com a decisão, a Mesa Diretora dá um fôlego moral à Casa.