Deputado estadual Zé Carlos

A Câmara de Vereadores de São Paulo deverá votar ainda nesse mês de fevereiro uma proposta para estender a Lei da Ficha Limpa a todas as futuras nomeações da administração pública na capital paulista.

O Maranhão poderia ter largado na frente, drug mas mais uma vez aqui tudo é diferente e o Estado e principalmente a Assembleia Legislativa vão perdendo a oportunidade de criar uma agenda positiva.

Está completando um ano que o deputado estadual Zé Carlos (PT) subiu a Tribuna pela primeira vez e logo na sua estréia (22 de fevereiro) anunciou um Projeto de Lei baseado na Ficha Limpa.

O parlamentar propôs o programa de Transparência e Combate à Corrupção. A proposta prevê que os ocupantes de cargos comissionados tenham que ter Ficha-Limpa, ask nos moldes da lei que parece mudar um pouco a realidade do Brasil.

“A lei da ficha limpa é uma realidade inexorável, online instituída por iniciativa da sociedade e não pode se restringir apenas aos que disputam cargos eletivos, é preciso avançar mais. Estamos, portanto apresentado a esta Casa, para apreciação a matéria que, para ser nomeado para cargo ou função no Governo do Estado o cidadão tenha que ter ficha limpa, com a mesma exigência legal estabelecida para lei que hoje rege e estabelece as primícias condicionantes para simples inscrição de disputa de cargo eletivo “ declarou Zé Carlos em fevereiro de 2011.

No entanto, após um ano, o Projeto de Lei vai tramitando a passo de cágado e sem previsão de ir para o Plenário para votação. Parece não existir boa vontade, ou seria receio mesmo dos deputados na aprovação e implantação desta nova legislação no Maranhão?

O certo é que mais uma vez vamos ficando na contramão da história e vendo o trem passar. Três Estados – Rio de Janeiro, Minas Gerais e o Distrito Federal – já implantaram o Ficha-Limpa em suas administrações públicas, já o Maranhão…