O prefeito e 1º vice-presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), unhealthy Gil Cutrim (PMDB), entregou, nesta quarta-feira (14), ao Tribunal de Contas do Estado a prestação de contas da Prefeitura de São José de Ribamar, referente ao exercício financeiro de 2011.

A prefeitura ribamarense foi a primeira do Maranhão a entregar ao órgão a prestação de contas, cujo prazo de encaminhamento se encerra no dia 02 de abril.

O documento, totalmente digitalizado e gravado em DVD, conforme determina as Instruções Normativas nº 25 e nº 26 instituídas pelo TCE no final do ano passado, foi entregue pelo prefeito ao presidente do Tribunal, conselheiro Edmar Cutrim. Também participaram do ato os secretários municipais Rodrigo Valente (Planejamento, Administração e Finanças), Eudes Sampaio (Receita e Patrimônio Público Imobiliário) e Fredson Froz (Governo), além de funcionários dos setores de planejamento, contabilidade e controle interno da prefeitura.

“O gestor quando tem responsabilidade com a coisa pública não encontra dificuldades para elaborar e entregar a prestação de contas. A Prefeitura de São José de Ribamar, ao se consagrar como a primeira do estado a encaminhar ao Tribunal a documentação exigida por lei, mais uma vez, dá exemplo de transparência e seriedade com os recursos públicos e, principalmente, de respeito para com o povo”, avaliou Edmar Cutrim.

Gil Cutrim elogiou os procedimentos de modernização adotados pelo TCE com o objetivo de dar maior celeridade, precisão e segurança, tanto ao processo de recebimento das prestações de contas anuais, quanto à sua análise e trâmite pelos diferentes setores da instituição.

De acordo com o prefeito e dirigente da FAMEM, trabalhar com planejamento e austeridade é a fórmula para se obter sucesso na administração pública. “É por isso que aplicamos bem os recursos públicos e os transformamos em benefícios para a população”, afirmou.