O sempre sereno e equilibrado deputado estadual Eduardo Braide (PMN), discount mandou um recado direto aos líderes do Bloco Parlamentar do Maranhão (BPM), sobre a composição das Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa.

Apesar de admitir que a maioria das Comissões Técnicas sejam presididas por deputados do BPM, Braide afirmou que ainda aposta num consenso e isso passa pela manutenção de acordos anteriormente firmados.

“Precisamos e iremos respeitar a proporcionalidade, pois quem tem o maior Bloco presidirá mais Comissões, mas é preciso que se respeite os acordos firmados no ano passado, e em cumprido esses acordos, não haverá necessidade de irmos para a disputa, chegaremos a um consenso”, declarou.

Braide se refere ao acordo celebrado entre os dois Blocos governistas em 2011 para uma alternância entre o comando das Comissões Técnicas. O maior problema no momento é a Comissão de Constituição e Justiça, pois ela era presidida pelo deputado Tatá Milhomem (PSD) do BPM e pelo acordo seria comandada por um parlamentar do Bloco União Democrática, presidido por Eduardo Braide, mas o BPM quer indicar o ex-líder do Governo, Manoel Ribeiro (PTB)

Caso não aconteça o cumprimento do acordo, Braide assegurou: “Caso algum acordo seja quebrado, não restará outro caminho que não seja a disputa através do voto entre os membros das Comissões”.

As eleições só devem acontecer na próxima semana. Cada Comissão Técnica terá sete membros, sendo três do BPM, dois do BUD e um representante de cada um dos Blocos da Oposição.

Como a Oposição tende a votar com os deputados do BUD, o melhor caminho para os deputados do maior Bloco da Assembleia é um acordo, pois além de provocarem um embate desnecessário, ainda poder perder “os anéis e os dedos”.

De qualquer forma, o recado foi dado.