Não é verdade que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ficará novamente sob a tutela do Bloco Parlamentar do Maranhão e terá como presidente o ex-líder do Governo, doctor o deputado estadual Manoel Ribeiro (PTB).

A notícia dessa definição foi ventilada com muita força durante toda a terça-feira (07) e pela informação passada inicialmente, buy teria partido da própria governadora Roseana Sarney (PMDB) a “sugestão”, o que muitos duvidam.

No entanto, o Blog ouviu pelo menos quatro deputados que estão envolvidos com a definição das Comissões Técnicas e três foram taxativos em negar. Um deles fez questão de lembrar um acordo existente entre os Blocos desde 2011, que no primeiro ano a CCJ seria presidida pelo Bloco Parlamentar do Maranhão como foi (Tatá Milhomem) e em 2012 caberia ao Bloco União Democrática indicar o presidente.

“Essa decisão dependerá de conversas, pois até onde sei existe um acordo de alternância na presidência da Comissão de Constituição e Justiça entre os dois Blocos governistas”, afirmou um parlamentar ao Blog.

Alguns secretários de Governo também estão participando das articulações para evitar disputas entre os dois Blocos governistas, mas o problema, segundo outra fonte ouvida pelo Blog, é que o Bloco Parlamentar do Maranhão não estaria querendo negociar e apenas impor a definição de algumas comissões.

“Na base da imposição não vai acontecer, ou se senta para negociarmos e definirmos a situação, ou do contrário a definição será no voto”, afirmou outro deputado ao Blog.

Pelo levantamento feito pelo Blog, se não for fechado um acordo, apesar de ter a maioria o Bloco Parlamentar do Maranhão terá dificuldades para vencer, pois os Blocos oposicionistas teriam mais simpatia aos candidatos do Bloco União Democrática e no caso específico da Comissão de Constituição e Justiça, o nome que aparece com força é o do deputado Rogério Cafeteira (PMN).

Manoel Ribeiro, Tatá Milhomem (PSD) e Raimundo Cutrim (PSD) são os indicados pelo Bloco Parlamentar do Maranhão. Rogério Cafeteira (PMN) e Eduardo Braide (PMN) os indicados pelo Bloco União Democrático. Rubens Júnior (PCdoB) e Gardênia Castelo (PSDB) seriam os dois parlamentares indicados pelos dois Blocos oposicionistas.

Sendo assim, ou os Blocos governistas sentam para discussão sob o comando do novo líder do Governo, o deputado César Pires (DEM), ou a definição será mesmo no voto e por mais incrível que possa parecer quem definirá os presidentes das Comissões Técnicas será a Oposição, mesmo o Governo possuindo 32 deputados divididos em dois Blocos.