A possível candidatura do deputado federal Edivaldo Holanda Júnior (PTC), malady confirmada pelo jornalista Décio Sá, medicine pode ter outros desdobramentos e um deles pode complicar a reeleição do prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB).

Com uma administração bastante questionável e com índice de rejeição alto, Castelo aposta principalmente na força do cargo e na aliança com o PDT, seu principal aliado nas eleições de 2012, para lograr êxito nas urnas.

Entretanto, uma possível candidatura do jovem deputado federal que teve uma votação estupenda em São Luís nas últimas eleições municipais e estaduais, pode fazer com que o PDT siga outro caminho.

O PDT, que vai vivendo um momento de instabilidade no Maranhão, tem como um dos homens fortes da legenda o deputado federal Weverton Rocha. Atualmente no mandato, Rocha é suplente e uma possível eleição de Edivaldo Júnior faria com que o pedetista fosse efetivado na condição de deputado federal.

A efetivação de Weverton Rocha agradaria ao presidente da Executiva Nacional do PDT, o ex-ministro Carlos Lupi, espécie de padrinho político de Rocha. Além disso, a nível nacional seria mais fácil justificar para a presidenta Dilma Rousseff um apoio ao PTC partido da base aliada, do que um apoio e um consequente fortalecimento do PSDB em São Luís, principal adversário de Dilma em 2014.

E convenhamos, sem o apoio do PDT a reeleição para Castelo ficaria mais complicada. Mas pelas informações obtidas pelo Blog, a candidatura de Edivaldo Júnior ainda não é favas contadas. Edivaldo seria o preferido do presidente da EMBRATUR, Flávio Dino, que não deverá mesmo ser candidato.

Edivaldo Júnior vai trabalhando calado e pelas beiradas no intuito de viabilizar um consenso entre os partidos que estão na Oposição dos governos municipal e estadual.

E nesse caso é a maior dificuldade que terá Edivaldo Júnior, pois para ele ser consenso, seria necessário que Roberto Rocha (PSB), Eliziane Gama (PPS), Tadeu Palácio (PP) e outros, abdicassem de suas pré-candidaturas e apostassem no candidato do PTC, como deseja Dino.