Nesta quarta-feira (1º), health após cerca de 40 dias, os deputados estaduais do Maranhão voltam a legislar e durante esse período alguns assuntos deverão ser debatidos na Assembleia Legislativa (AL).

O primeiro grande desafio é fazer a Casa funcionar em ano eleitoral, pois a maioria dos parlamentares estão envolvidos direta ou indiretamente com as eleições de 2012. Em virtude das eleições os debates municipais devem ser levados a Tribuna com mais freqüência e o acirramento do duelo entre deputados oposicionistas e governistas também será mais fervoroso.

O ano será especial também para a AL no quesito comunicação, pois existe a previsão que ainda no primeiro semestre a programação diária da TV Assembleia seja exibida em canal aberto e com qualidade digital através de uma parceria selada com o Senado Federal.

Além disso, na pauta das principais discussões devem estar os debates sobre a criação de novos municípios e a CPI dos 73 R$ milhões, inexplicavelmente barrada por intermédio de uma liminar da desembargadora Anildes Cruz.

Eleição – No entanto, o principal assunto que já começa a ser debatido internamente é a eleição para a Mesa Diretora do biênio 2013/2014. A eleição acontecerá em dezembro deste ano e o atual presidente do parlamento, Arnaldo Melo (PMDB) está em vantagem.

A vantagem de Melo não se dá apenas por ocupar o cargo, mas também por ter conseguido uma importante aproximação com nomes influentes do grupo da Governadora Roseana Sarney (PMDB).

Arnaldo Melo também aparentemente não tem adversários fortes, pois o único nome de peso e com quase unanimidade para derrotá-lo seria do deputado Tatá Milhomem, mas que na condição de suplente não poderá concorrer a presidência. Os aliados de Milhomem apostavam numa cassação do deputado Hemetério Weba (PV), mas com as brechas e lentidão da Justiça, dificilmente acontecerá este ano.

Apesar de estar em vantagem, Melo sabe que nada está definido e precisa articular em todos os segmentos a sua reeleição. Caso contrário, nomes que por enquanto não passam de especulação, como o do deputado peemedebista licenciado Max Barros (Secretaria de Infraestrutura) e Roberto Costa (PMDB), podem passar de especulação para realidade rapidamente.

Assim deverá ser a Assembleia Legislativa em 2012.